PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA BETERRABA NO BRASIL

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA BETERRABA NO BRASIL 

São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Goiás respondem por cerca de 87% da comercialização de beterraba nas ceasas nacionais. Os três primeiros estados têm maior produção, favorecidos pelo clima frio. O plantio geralmente ocorre por meio de sementes, que podem ser semeadas diretamente ou por produção de mudas. Os tratos culturais são básicos, havendo controle de plantas daninhas, pragas e doenças, e cuidados com a irrigação (indispensável para melhor qualidade).

A beterraba também é considerada uma cultura rentável. Pesa sobre a rentabilidade o fato de haver necessidade de clima ameno para o desenvolvimento. Contudo, devido à maior durabilidade da hortaliça, o período de comercialização é ampliado. Além disso, não há negociações com o mercado externo para auxiliar no escoamento do excesso de oferta.
Por ser uma hortaliça suscetível a adversidades climáticas, necessita de maiores cuidados em períodos chuvosos, que podem impactar negativamente na qualidade. Seria interessante, também, aumentar as opções de industrialização, já que permitiriam escoar as beterrabas fora do padrão de qualidade e contribuir no controle da oferta no mercado de mesa.

A elevada durabilidade da beterraba depois de colhida é uma das oportunidades de produção, já que facilitam o estoque e a distribuição da oferta. O manejo relativamente simples também é uma oportunidade, visto que a utilização de defensivos é baixa e os tratos culturais são básicos.

Fonte: HFBrasil



Comentários

Postagens mais visitadas